Diablo III e os erros 37, 3003, 3007



Disponibilizado às 4h da madrugada da última terça-feira (15), Diablo III teve seu lançamento marcado por três coisas: uma expectativa monstruosa, resultado de mais de 10 anos de espera por parte dos fãs, um jogo deliciosamente bom, divertido e polido e erros de servidores. Dois deles, o erro 37 e o 3003, se tornaram motivo de frustração de muita gente.
Enquanto nós aqui do Arena não tivemos muitos problemas durante o dia para jogar, à noite o “mimimi” foi generalizado. “Como assim, eu passo o dia inteiro no trabalho e quando chego em casa, louco para jogar um jogo teoricamente meu, pago com o meu dinheiro, não posso sequer acessar o modo individual?", foi a reclamação de muitos.
Quando a Blizzard anunciou que Diablo III só funcionaria online, conectado aos servidores, bem como um MMO (quando o jogo, na verdade, não é exatamente um MMO), todos acharam estranho. As justificativas da Blizzard, contudo, foram mais do que suficientes para acreditarmos que a decisão só tinha a nos beneficiar, com um sistema bem elaborado que acabava tornando os modos single e multiplayer praticamente integrados. Contudo, as constantes mensagens de erro no primeiro dia de jogo e começo do segundo nos fizeram questionar se, de fato, essa integração foi boa para nós – ou mesmo para a Blizzard.
No Metacritic , também conhecido como “poço de reclamações da internet”, Diablo III acumula, no momento da publicação deste artigo, 1.250 análises negativas de jogadores descontentes com os problemas, contra 580 positivas. É claro que, pelo menos, metade desse número são “trolls” que só se aproveitam da situação para sacanear, mas a verdade é que muitos estão descontentes com a maneira que Diablo III foi lançado.
Não há como dizer que o lançamento foi desastroso: a maioria dos jogadores pôde jogar normalmente na maior parte do tempo (alguns, inclusive, já terminaram o jogo). Além disso, é comum haverem manutenções de emergência e instabilidade nos servidores nas primeiras horas de um lançamento tão grandioso como este. Portal 2 , lançado no ano passado pela Valve, passou pro problemas parecidos. Ainda assim, levando em consideração o longo período de desenvolvimento e a fase beta de testes aberta ao público, é no mínimo frustrante que a Blizzard não tenha conseguido remediar esses problemas.
Não entenda mal: Diablo III, até onde jogamos, é um jogo incrível, que parece compensar cada minuto desses anos de espera. Mas, como já diz o ditado, quanto maior a altura, maior a queda. Resta a dúvida: se a Blizzard fosse capaz de prever os problemas e toda a comoção que eles estão causando, ela teria adicionado um modo offline para evitar tudo isso?
Pedimos à Blizzard por alguns esclarecimentos, mas até o momento de publicação do artigo, ela não nos havia respondido.


Share on Google Plus

About euogibi

0 comentários:

Postar um comentário